terça-feira, 5 de agosto de 2014

Gravidez semana a semana - 5ª semana

5ª semana de gravidez: o que acontece com a mamã?


Inicias agora o teu 2º mês de gravidez. O cansaço e as náuseas estão sempre presentes e acompanham outros "males" da gravidez (constipação, ardor no estômago, pernas pesadas, sensibilidade no peito). Andas mais sensível do que o habitual, estás mais preocupada e pode acontecer que chores à mínima contrariedade.

5ª semana de gravidez: o que acontece com o bebé?

O teu bebé mede agora entre 5 a 7 mm. os seus órgãos começam a formar-se. já podemos distinguir o seu estômago e os dois hemisférios do cérebro. Os contornos do seu rosto definem-se (olhos, narinas, boca, língua, nariz). O paladar e o olfacto desenvolvem-se. O coração duplicou de volume, este bate rapidamente mas de forma regular. o ritmo cardíaco pode ser visto na ecografia.


As tuas consultas importantes:

Consulta um dentista pois no inicio da gravidez uma cárie mal tratada pode provocar um abcesso. Pensa também, em consultar um oftalmologista: as hormonas da gravidez mudam a acuidade visual.


www.drolesdemums.com

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Gravidez semana a semana - 4ª semana

O disco embrionário (conjunto de células resultante da fusão dos núcleos do óvulo e do espermatozóide) continua a desenvolver-se. Ao longo destas primeiras semanas as células do embrião vão-se especializando e diferenciando-se entre si para dar origem aos diferentes órgãos e tecidos do corpo.
As três camadas de células germinativas, a ectoderme (células que dão origem ao cérebro, sistema nervoso, pele e cabelo), a mesoderme (células que dão origem ao esqueleto, músculos, sistema circulatório e rins) e a endoderme (células que dão origem ao trato intestinal, pulmões e outros órgãos internos) começam a desenvolver-se e a distinguir-se umas das outras.
O seu corpo continua a criar todas as condições para o desenvolvimento do bebé desenvolvendo a placenta, a cavidade amniótica, o saco vitelino primitivo e o tampão mucoso. A produção de progesterona está no auge e, em conjunto com o estrogénio, estimula a mucosa uterina de modo a que esta forneça fluído nutritivo ao óvulo.



http://www.maemequer.pt/