Mal viras costas, na creche ou na ama, o teu bebé começa a gritar e a chorar. Por causa disso vais trabalhar com o coração pesado e a lágrima no canto do olho. O teu bebé vive aquilo a chamamos a "angústia da separação". Abaixo apresentamos-te seis dicas para te ajudar a superar esses momentos.
- Não culpabilizes. Tens que perceber que a reacção do teu bebé é normal. Entre os seis e os doze meses o bebé percebeu que és a mãe dele, uma pessoa bem distinta dele e percebeu o que representas para ele. É então normal que sinta saudades tuas quando não está perto dele.
- Evita despedidas longas. Não vale a pena voltar a para trás e dar-lhe mais 1 milhão de beijos ou dizer-lhe mais 1 milhão de vezes que o amas com os olhos cheios de lágrimas, não ajuda nada, pelo contrário, apenas aumenta a angústia que ele sente.
- Na hora de ir embora da-lhe a fraldinha de pano que tanto gosta ou um objecto de transição com o teu cheiro, Ele ficará mais calmo e seguro.
- Fala com ele. Diz-lhe pausadamente e de forma meiga que o vais buscar ao fim do dia. Explica-lhe que quando voltarem para casa poderão brincar juntos.
- Acalma-te. A maioria das vezes o teu bebé está mais calmo 5 minutos depois de ires embora e já esqueceu tudo. Se precisas de conforto liga para a ama ou para a educadora responsável por ele para te sentires mais segura.
E nunca ou grande nunca te vás embora sem lhe dizer adeus ou até já, na esperança de evitar as lágrimas. É mesmo importante que o teu bebé entenda que vais embora. É preciso dizer-lhe adeus mesmo se custar.
in: drolesdemums.com
Sem comentários:
Enviar um comentário