O teu bebé saiu do banho. Depois de já estar seco, de lhe ter vestido o body para não ter frio, está na hora de cuidar doo rosto. Nariz, olhos, orelhas, que gestos são mais adequados? O que não esquecer?
Ajudamos-te a perceber melhor este aspecto da higiene do teu bebé.
Material necessário:
Para os cuidados de rosto, não precisas de comprar todos os produtos da farmácia. Compressas esterilizadas, algodão, soro fisiológico ou água são suficientes para a realização dos cuidados.
1. Começa com os olhos
Usando uma compressa embebida em soro ou água, passa suavemente pelos olhos, começando do canto interno para o canto externo do olho. Troca de compressa e faz o mesmo com o outro olho.
Se o olho do teu bebé começar a lacrimejar ou a ter muco, usa água ou soro morno para ajudar a limpar delicadamente. Consulta o teu médico se não passar, só para saber se o canal lacrimal não está entupido ou se não se trata de um conjuntivite.
2. Continua com os orelhas
Importante, nunca uses cotonete! Para limpar as orelhas basta enrolar num fio muito fino um pedaço de algodão. Molha-o ligeiramente com soro e limpa só o lóbulo da orelha. Troca de algodão para a outra orelha.
3. Seguir para a limpeza do nariz
Como para as orelhas, enrola um pouco de algodão, embebe-o em soro e passa-o suavemente na entrada das narinas (sem forçar muito). Se o bebé tiver algumas crostas, não hesites em aplicar algumas gotas de soro fisiológico para amolecer e hidratar a mucosa nasal e facilitar assim a limpeza.
4. Não te esqueças das zonas escondidas.
Com uma compressa húmida limpa as dobras do pescoço, atrás das orelhas. Estas zonas são muitas vezes esquecidas e acabam por aparecer pequenas lesões. Não hesites em usar uma loção secante se estas lesões surgirem.
Um algodão embebido passado pelo rosto e pronto, o teu bebé está perfeito! Para o toque final chega só um pouco de perfume na roupa (se o bebé tiver menos de 6 meses).
Sem comentários:
Enviar um comentário