quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Gravidez semana a semana - 17ª semana

17ª semana de gravidez: O que acontece com a mamã?

Podem surgir alguns problemas de circulação, eleva as tuas pernas sempre que puderes e toma duches refrescantes. As primeiras dores lombares podem aparecer: dorme na posição fetal para aliviares as dores.

17ª semana de gravidez: O que acontece com o bebé?

Já mede 19 cm e pesa 200g. A formação dos seus órgãos continua, nomeadamente o seu sexo; o sexo já é visível nas ecografias. O seu intestino está em desenvolvimento e o apêndice já é visível. A pele já se desenvolveu totalmente, no entanto mantém-se transparente. O sistema nervoso continua a desenvolver-se. o teu bebé pode estar mais agitado esta semana, não te preocupes! Está apenas a esticar-se.

Consultas importantes:

Já deves ter realizado o segundo exame pré-natal obrigatório.

Não te esqueças:

É perfeitamente normal teres algumas perdas de urina, estas ocorrem quando fazes um esforço (rir, tossir...). Faz alguns exercícios para tonificar o teu períneo. 

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Gravidez semana a semana - 16ª semana

16ª semana de gravidez : O que acontece com a mamã?

O teu útero tem agora o tamanho de um coco. Podes sentir algumas contracções. Não te preocupes! É apenas o teu útero a preparar-se para o parto. Se tiveres dúvidas fala com o teu médico ginecologista que te poderá esclarecer e acalmar. Com as hormonas os teus músculos relaxam o que provoca alguma lentidão no teu trânsito intestinal.

16ª semana de gravidez : O que acontece com o bebé?

Mede 17 cm e pesa 160 g. É por esta altura que o bebé começa a mexer-se, momento muito esperado por todas as futuras mamãs! Já tem as orelhas formadas, e os seus olhos, apesar de fechados, já são sensíveis à luminosidade exterior. 

Consultas importantes:


Não te esqueças de marcar a tua segunda consulta com o teu médico ginecologista, esta tem que ocorrer antes da 18ª semana. Esta consulta permitirá medir com precisão o diâmetro da cabeça, do abdómen, e do osso do nariz.

Não te esqueças!

E se iniciasses um diário de bordo? Um diário onde pudesses registar tudo o que sentes? Para mais tarde recordar os momentos únicos que partilhaste e viveste com o teu bebé.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Heróis!!!

O dia já passou...
Mas o mês de Novembro é todo dedicado à prematuridade.
Por isso aqui fica a nossa homenagem às grandes mães e aos pequenos heróis que lutam todos os dias.
Bem hajam.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Como perceber o choro dum recém nascido sem "stress"

Durante as primeiras semanas de vida, nem sempre é fácil entender porque razão chora o teu bebé. Esmagador, esse choro tem o dom de nos deixar aflitas, pois não sabemos o que fazer nem como fazer. Juntado o cansaço à sensação de não saber o que estamos a fazer ficamos muitas vezes em baixo e desmotivadas. Então, como perceber o choro dum recém nascido sem "stressar"? Nós ajudamos
bebe.abril.com.br
















Acalma-te

Em primeiro lugar tens que te aclamar para te poderes sentir segura. É perfeitamente normal não entender o choro do teu bebé, isso não significa que és má mãe. Com esta idade o choro é a única forma que o bebé tem para comunicar. E mais, não és a única nesta situação, só que imensas mães não o admitem.

Verificar o básico

  • Ver se bebé tem fome,
  • Se está limpo,
  • Se não tem frio ou calor.

Confortar o bebé

Uma vez verificados os pontos acima mencionados, não hesites em pegar nele, dar-lhe colo, falar-lhe baixinho para o acalmar e transmitir-lhe confiança. Podes também tentar praticar o "pele contra pele" ou colocá-lo num sling.

Pensar que é uma fase

Geralmente, passado o primeiro mês de vida já conseguimos identificar/perceber o choro do bebé e "stressamos" menos quando não o conseguimos acalmar rapidamente.

Não te enerves

O choro do bebé tem tendência a reforçar o cansaço, o stress e os nervos da mãe. Então, respira fundo, conta até cinco... e se vires que precisas de relaxar pede ajuda e vai apanhar ar fresco ou descansar um pouco. Uma mãe descansada e serena será mais capaz de cuidar do bebé do que uma mãe esgotada e "stressada".





terça-feira, 11 de novembro de 2014

Gravidez semana a semana - 15ª semana

15ª semana de gravidez - O que acontece com a mamã?

A tua barriga continua discreta, mas de certeza que já a notaste. O teu cabelo e as tuas unhas nunca estiveram tão bonitos: são as hormonas da gravidez. Podes sentir-te cansada mais depressa.

15ª semana de gravidez - O que acontece com o bebé?

Mede 15 cm e pesa 125g. É pequenino mas a sua audição desenvolve-se. Não hesites em falar com ele, ou  fazê-lo ouvir música, o teu bebé estará atento. Parece que já respira, o seu peito sobe e desce mas és tu que lhe forneces o oxigénio.

As tuas consultas importantes:

Está na hora da segunda consulta materna (medir tensões, teste urina, pesar).


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Gravidez semana a semana - 14ª semana

14ª semana de gravidez: O que acontece com a mamã?

Depois do cansaço crónico das primeiras semanas, sentes um pico de energia. O teu útero sobe, o que pode provocar um certo mal estar. Podes ter algum corrimento nos seios, não te aflijas, é apenas o colostrum, que mais tarde fornecerá proteínas e anti-corpos aos teu bebé.

14ª semana de gravidez: O que acontece com o bebé?

Mede 13cm e pesa 90g. o seu esqueleto torna-se mais sólido. Ainda não consegue abrir os olhos. Está mais activo e já é capaz de franzir as sobrancelhas. A sua pele desenvolve-se e com ela o sentido do tacto.

Não te esqueças:

Está na hora de começar a preparar o nascimento. Não te esqueças de ir a Segurança Social inscrever-te para receber o Abono Pré-Natal.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Biberão: vantagens e desvantagens

Escolheste dar o biberão em vez de dar de mamar, é a tua escolha e ninguém tem nada a ver com isso. Se ainda tens dúvidas apresentamos-te uma lista de vantagens e desvantagens do biberão. Se precisares espreita também aqui para saberes quais as vantagens e desvantagens do aleitamento.



Vantagens do biberão:

  • O pai pode dar-lhe o biberão, até durante a noite.
  • Sabes que quantidade de leite bebeu o teu bebé.
  • Alimentas o teu bebé menos vezes do que se mamasse.
  • Podes deixar o teu filho com o pai, a avó ou a tia, não há problema nenhum.
  • Se ele gosta de comer podes engrossar o leite para que fique mais saciado.
  • Podes fazer dieta mais rapidamente.
Desvantagens do biberão

  • Tens que fazer um stock de água engarrafada.
  • Fica caro.
  • Precisas de todo o material (biberão, tetina, escovilhão...).
  • Se saíres tens que elevar tudo contigo, faz uma lista para teres certeza que não te esqueces de nada.
  • Por vezes é preciso mudar várias vezes de leite até encontrar o certo para o teu bebé.
  • Tens que lavar, esterilizar constantemente.
  • Demoras mais tempo para preparar a "refeição".
  • O bebé pode cólicas e regurgitar.

Já percebeste, seja qual for a tua escolha é tua e só tua. Aproveita estes momentos de intimidade com o teu bebé, pois os meses e anos passam muito mas mesmo muito rápido.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Cuidado para não cobrir demasiado o bebé

Os bebés demasiado cobertos são muito mais do que aqueles que não o são. Por ser pequeno pensas que ele é frágil e que apanha mais facilmente um resfriado. Se o bebés prematuros não conseguem controlar a sua temperatura corporal sozinhos, o mesmo não se passa com bebés nascidos a termo. Como saber se cobres demasiado o teu bebé? Nós ajudamos-te.



Bebé controla a sua temperatura corporal. 

Desde o seu nascimento, o bebé, nascido a termo, é capaz de controlar a sua temperatura corporal e de a manter a 37ºC, independentemente da temperatura exterior. 
O mesmo não acontece com os bebés prematuros, cujo o sistema de controlo de temperatura ainda não está completamente desenvolvido ( por isso é que é colocado na incubadora).
Por mais que vistas o teu bebé e o cubras com 1001 coisas isso não o impedirá de apanhar uma constipação.

Como saber se o visto demais?

Pensa que se tens frio o teu bebé também terá frio e o inverso também se aplica. Se tens calor o teu bebé também terá calor. 
Durante os primeiros meses, o bebé não se mexe muito. Para compensar a ausência de actividade física que lhe daria calor, vê o que tens vestido, faz o mesmo para o teu bebé e acrescenta-lhe mais uma camada.
Seja em que estação for, nos primeiros meses usa algodão  e lã e deixa de lado os sintéticos.

O Inverno

Pensa sempre cobri-lo e descobri-lo quando sais ou entras num local mais quente.
Escolhe um gorro simples para manter a cabeça quentinha.

O Verão

Se  está muito calor veste-lhe apenas um body e fralda, ou apenas a fralda. Tenta mantê-lo num local fresco e não saias com ele nas horas de mais calor 11-16horas (pensa em mantê-lo hidratado).
Se achares que está fresco veste-lhe um casaco de lã.
Não te esquecas do chapéu, boné ou gorro, independentemente da idade para o proteger do sol.


E os sapatos?

Se o bebé ainda não anda, no frio, veste-lhe umas meias e umas botinhas de lã para que não tenha frio nos pés. 
Evita sapatos pesados.
Se usares um babygro ou calças já com os pés é desnecessário calça-lo por baixo, umas meias chegam.
Se estiveres calor não é preciso nada enquanto não andar.

Se o bebé estiver doente?

Se estiver doente não precisas de o cobrir mais do que o costume. Se tiver febre não cubras muito pois a transpiração ajuda a baixar a temperatura.



Gravidez semana a semana - 13ª semana

13ª semana de gravidez: O que acontece com a mamã?

Acabas o primeiro trimestre. A tua barriga começa a ficar bem redonda e o teu útero tem mais ou menos o tamanho duma toranja. Podes estar mais propensa a infecções urinárias ou vaginais.

13ª semana de gravidez:  O que acontece com o bebé?

Ele mede 12 cm e pesa 65g. Através do cálculo do diâmetro da sua cabeça os médicos poderão dar-te com certezas a data exacta do seu nascimento. As suas articulações já funcionam. Apesar dos seus movimentos ainda não serem controlados pelo cérebro já dobra braços e pernas, afasta os dedos e fechas as mãos. 

Tem cuidado: Se sentires ardor ao urinar avisa logo o teu médico.

É preciso dar banho ao bebé todos os dias?


É necessário lavar o cabelo do bebé todos os dias? Deve tomar banho todos os dias? Muitas mães colocam estas perguntas e são logo apontadas com o dedo. Então em que ficamos? Banho todos os dias ou não? Não te preocupes! Nós ajudamos.









O bebé deve tomar banho todos os dias?

A não ser que o médico desaconselhe (se o bebé tem eczema, por exemplo), nada te impede de dar banho ao bebé todos os dias. Não te esqueças que a hora do banho é um momento de relaxamento e cumplicidade para ti e bebé. Podes também dar-lhe banho dia sim dia não enquanto ele não andar, pois suja-se muito menos. O mais importante é que o rabo, as mãos e o rosto sejam bem limpos todos os dias. Assim que começar a andar, é importante dar-lhe banho todos os dias, pois ficará muito mais sujo.

Tem cuidado: pensa sempre em usar produtos adaptados à sua pele frágil (está ainda mais atenta se lhe deres banho todos os dias).

É necessário lavar a cabeça todos os dias?

Até aos 3 meses, aconselhamos-te a lavar-lhe a cabeça todos os dias com um shampo macio evitando assim a formação de crostas de leite. A partir dos 3/4 meses, podes lavar-lhe a cabeça de 3 em 3 dias ou de 4 em 4 dias. 



sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O teu bebé grita sempre que o deixas de manhã? As nossas soluções!

Mal viras costas, na creche ou na ama, o teu bebé começa a gritar e a chorar. Por causa disso vais trabalhar com o coração pesado e a lágrima no canto do olho. O teu bebé vive aquilo a chamamos a "angústia da separação". Abaixo apresentamos-te seis dicas para te ajudar a superar esses momentos.

separation-bebe



  • Não culpabilizes. Tens que perceber que a reacção do teu bebé é normal. Entre os seis e os doze meses o bebé percebeu que és a mãe dele, uma pessoa bem distinta dele e percebeu o que representas para ele. É então normal que sinta saudades tuas quando não está perto dele.
  • Evita despedidas longas. Não vale a pena voltar a para trás e dar-lhe mais 1 milhão de beijos ou dizer-lhe mais 1 milhão de vezes que o amas com os olhos cheios de lágrimas, não ajuda nada, pelo contrário, apenas aumenta a angústia que ele sente.
  • Na hora de ir embora da-lhe a fraldinha de pano que tanto gosta ou um objecto de transição com o teu cheiro, Ele ficará mais calmo e seguro.
  • Fala com ele. Diz-lhe pausadamente e de forma meiga que o vais buscar ao fim do dia. Explica-lhe que quando voltarem para casa poderão brincar juntos.
  • Acalma-te. A maioria das vezes o teu bebé está mais calmo 5 minutos depois de ires embora e já esqueceu tudo. Se precisas de conforto liga para a ama ou para a educadora responsável por ele para te sentires mais segura. 

E nunca ou grande nunca te vás embora sem lhe dizer adeus ou até já, na esperança de evitar as lágrimas. É mesmo importante que o teu bebé entenda que vais embora. É preciso dizer-lhe adeus mesmo se custar.



in: drolesdemums.com

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Amamentar : vantagens e desvantagens

Ainda tens dúvidas: dar de mamar? Dar o biberão? Todos à tua volta têm uma opinião quanto ao assunto e no meio está tu, completamente perdida. Não te preocupes! Nós ajudamos-te. Não vamos escolher por ti, óbvio, mas apresentamos-te uma lista de vantagens e desvantagens já a seguir.

ww.google.pt














Vantagens da amamentação:

  • Fica pronto num instante, 2 segundos e já está!
  • Está sempre à temperatura certa, nem demasiado quente,nem demasiado frio.
  • Não há equipamento volumoso, se precisares de sair, esta parte já está pronta.
  • É grátis.
  • O teu bebé fica mais protegido das doenças devido aos teus anticorpos presentes no leite.
  • O bebé terá menos cólicas e bolsará muito menos com a amamentação.
  • Perdes peso muito mais rapidamente!
  • O teu peito está mais redondo.
  • Alguns estudos afirmam que amamentar protege as mães do cancro da mama.
  • Crias uma relação privilegiada com o teu filho.
Desvantagens da amamentação:


  • Não sabes que quantidade bebe o teu bebé.
  • Não podes dizer a outra pessoa para o alimentar.
  • Não podes fumar nem beber.
  • Tens que mostrar todo o teu material em público.
  • Se és envergonhada estás tramada.
  • Podes ganhar fissuras nos mamilos e isso dói imenso!
  • Amamentar cansa mais.
  • Tens que dar de mamar sempre que ele queira, ou seja muito mais vezes do que o biberão.
  • Podes ter "fugas" de leite.


Pediatra ou médico de família?

Entre as consultas obrigatórias e os problemas médicos, felizmente na maioria das vezes sem gravidade mas que podem atingir o bebé, é importante consultar um médico. O pediatra ou o médico de família? Que médico escolher para o bebé?
Nós ajudamos.
google.pt















Normalmente, poucas mães escolhem o pediatra. O médico de família é muitas vezes escolhido para as consultas obtigatórias.

Pediatra - Especialista dos pequeninos

Vantagens do pediatra

O pediatra é especializado na saúde das crianças. As suas competências, o nível cientifico (4 anos de especialização, além dos estudos de medicina geral), e experiência oferecem-lhe um maior conhecimento sobre acerca das patologias que podem atingir as crianças.
Apesar de não ter muita disponibilidade, a maioria dos pediatras tem um horário específico para atender urgências.

Desvantagens do pediatra

Pode não estar perto de ti.
Não tem tanta disponibilidade como o médico de família.
O preço das consultas é muito mais elevado do que o preço das consultas com o médico de família.


Médico de família

Vantagens do médico de família

Conhece-te há anos, conhece-te a ti e ao teu histórico médico.
O teu médico de família é perfeitamente capaz de tratar das doenças "comuns" tais como otites, gastrites...
Tem mais disponibilidade.

Desvantagens do médico de família

Apesar de todos os médicos terem formação básica em pediatria, eles não praticam todos os dias essa especialidade.

Certifica-te que o teu médico de família atende regularmente bebés antes de fazeres a tua escolha.



segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Gravidez semana a semana - 12ª semana

12ª semana de gravidez - O que acontece com a mamã?

A tua barriga fica mais redonda. O teu peito fica um pouco mais pesado. O bebé vai buscar ao teu sangue cálcio, sais minerais, ferro e vitaminas. Podes ficar ligeiramente anémica se a tua alimentação não for adequada.

12ª semana de gravidez - O que acontece com o bebé?

Mede 10 cm e pesa 45g. O aumento de peso é impressionante e o seu rosto afina-se. Os músculos já respondem aos estímulos nervosos, mexendo assim os seus membros. As unhas e o cabelo crescem. Os orgãos sexuais desenvolvem-se um pouco mais. Se for rapaz, já tem um pequeno pénis.

Consultas importante:

Se ainda não o fizeste, faz já a marcação da primeira ecografia. Esta deve ser feita entre a 10ª semana e a 13ª semana.

Não te esqueças:

Vigia a tua alimentação para ofereceres ao teu bebé todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento mas também para não engordares muito. 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Castigar ou não? Eis a questão...

Justificado? Eficaz? Estas perguntas relacionadas com o castigo muitos pais a colocam a si mesmo. Se a criança precisa de limites para crescer, excesso de autoridade ou de castigos mal vividos podem ter o efeito inverso ao esperado... Devemos castigar as crianças? Mas como os castigar?

1. Consequências em vez de castigo:

  • Nem sempre pensamos nisso mas a palavra "castigo" é carregada de negatividade.
  • Sugerimos-te que expliques ao teu filho que não o castigas para que sinta mal, mas que estás a fazê-lo para o ajudar a perceber as consequências dos seus actos e a tornar-se uma pessoa responsável.
  • Por isso é que é melhor falar em consequências do que em castigo. O teu objectivo, como figura parental, é mostrar-lhe o mais cedo possível que cada acção tem consequências. Positivas ou negativas.
2. Antecipação em vez de reagir a quente:

  • Se castigares o teu filho quanto ele está zangado, dar-lhe-ás a sensação de acrescentar dor à que ele já sente. Este comportamento pode contribuir para desenvolver ainda mais a sua raiva.
  • Se definires regras com o teu filho e concordarem com as consequências impostas no caso do desrespeito das mesmas, facilitarás a situação. O teu filho não terá sentimentos de injustiça.
  • Antecipa a tua própria reacção. Ao antecipares está a permitir-te controlar as tua emoções. Assim, evitas o exagero e não castigas o teu filho de modo demasiado severo.
3. Quais a "consequências" para quais "comportamentos":

  • Se o teu filho faz uma asneira ou se porta mal, ajusta a tua resposta de modo a que esta seja coerente com o que ele fez. Por exemplo, o teu filho sujou o chão com tinta, pede-lhe para limpar (mesmo que precise da tua ajuda) em vez de o deixares sem televisão. Com esta atitude ensinas-lhe a entender a consequência directa do seu acto.
  • Se o teu filho bate nos irmãos, é necessário ajudá-lo a perceber que causou dor na outra pessoa e pedir-lhe para "compor"  o que fez, com um beijo ou um abraço.
  • Tente garantir que o seu filho "compõe" as asneira que fez antes de voltar a brincar.
  • Algumas crianças procuram o castigo de forma a obter a atenção dos adultos. Quando o seu filho fizer uma asneira, dê apenas a atenção necessária, sem exagerar.

Pode consultar mais informações em:  www.centre-ayana.fr

drolesdemums.com

Gravidez semana a semana - 11ª semana

11ª semana de gravidez - O que acontece com a mamã?

O primeiro trimestre da tua gravidez acaba no fim desta semana. Parabéns! Já atingiste 1/3 do caminho. Os teus cabelos estão lindos, menos oleosos e mais volumosos. A placenta continua a desenvolver-se, esta permite que os nutrientes e o oxigénio cheguem ao bebé.

11ª semana de gravidez - O que acontece com o bebé?

Mede 8,5 cm e pesa cerca de 28g. As suas narinas já estão abertas. O cérebro divide-se em várias partes, mas ainda não está funcional. Os primeiros ossos aparecem, os da bacia e os das costelas.

As tuas consultas importantes:

Se ainda não a fizeste, está mais que na hora para fazer a primeira ecografia.

Não te esqueças:

Informa a tua entidade patronal da tua gravidez, não esperes que se torne evidente fisicamente. Não culpabilizes, estás grávida e tens o direito de assim estar. Assim, se for necessário ele terá tempo para te substituir durante a licença de maternidade e/ou a baixa.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Amamentar Vs biberão

Escolhas amamentar ou o biberão para o teu bebé, o importante é que a escolha seja tua. Alguns ginecologistas dizem: "mais vale dar o biberão com prazer do que dar de mamar contra a vontade". Esta frase destina-se às mães que não querem amamentar. Para ti fizemos uma lista de vantagens da amamentação e do biberão. ( A ler com humor, claro!:-))

Se optares pelo biberão:

De dia ou de noite, qualquer pessoa pode alimentar o teu filho, até se forem 3h da manhã.
Sabes sempre o que ele comeu.
Podes usar uma camisola interior, um macacão por cima de uma camisola grossa.
Podes deixá-lo passar a noite nos avós.


Se amamentares:

O leite materno é adaptado ao recém-nascido.
Ajudas o sistema imunitário do teu bebé graças aos teus anticorpos. E é de graça!!!
Não precisas de comprar biberão, esterilizadores...
É prático, para as refeições, tudo depende de ti! Não corres o risco de te esquecer de alguma coisa.
Perdes peso rapidamente.
Não há loiça para lavar!

Pronto, é isto. Se tinhas dúvidas agora é ainda pior! Claro que tens de levar isto com humor. Na realidade, pensamos que já tens uma ideia sobre como alimentar o teu bebé. Que seja amamentar ou dar o biberão só precisas de reter 2 coisas: prazer e zero culpabilidade!

terça-feira, 30 de setembro de 2014

SOS febre : os bons gestos para utilizar o termómetro rectal



Antes de usar o termómetro, limpa-o com água e sabão. Enxagua bem e seca-o cuidadosamente.
Lava as tuas mãos com cuidado.
Coloca na ponta do termómetro um pouco de vaselina ou creme ( para as assaduras do bebé).
Deita o teu bebé sobre as costas e dobra as suas pernas segurando pelos tornozelos com uma mão.
Com a outra mão insere muito delicadamente o termómetro no recto e deixa-o no sítio até que ouças o bip do termómetro.
Retire o termómetro para ler a temperatura inscrita. de acordo com o resultado, podes dar-lhe paracetamol para que a febre baixe.
Depois da utilização, limpa novamente o termómetro com água e sabão, e desinfecta-o com um algodão embebido em álcool.
www.google.pt
Finalmente, lava cuidadosamente as tuas mãos.
E já está! Tarefa executada com brilho e eficácia: Parabéns!

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Gravidez semana a semana - 10ª semana

10ª semana de gravidez: o que acontece com a mamã?

Se tens náuseas estas irão parar progressivamente. Voltas a gostar da comida! O teu útero sobe para a cavidade abdominal. Assim, a tua bexiga está sob menos pressão e tens menos vontade de ir à casa de banho.

10ª semana de gravidez: o que acontece com o bebé?

O teu bebé mede 7,5 e pesa 18 gramas. Já se mexe para todos os lados: mexe a cabeça, os braços e as pernas. Os bulbos capilares aparecem para mais tarde formar os cabelos e os pelos. Os nervos já funcionam e os seus órgãos estão a desenvolver-se. O fígado dele está enorme, fabrica as células sanguíneas.

As tuas consultas importantes:

É a tua primeira ecografia, o primeiro contacto com o teu bebé. Vais descobrir a sua cabeça, os seus membros, a sua barriga, os diferentes órgãos, e poderás ouvir os batimentos cardíacos. O médico irá medir  a distância entre o alto do crânio e fundo das coxas de modo a determinar a data exacta do inicio da gravidez. Também irá verificar a espessura da nuca de modo a verificar a ausência de anomalias no feto.

Não te esqueças:

Aleitamento ou biberão? Começa já a pensar nisso mas não te esqueças que podes decidir quando o bebé estiver cá.
Não te esqueças também de usar o teu livro de grávida para ter prioridade nas filas de atendimento quer nos supermercados ou nos serviços de atendimento público ou transportes públicos. 

Cuidado!

Podes continuar a fazer exercício físico mas evita os desportos violentas. A natação e o Yoga são os mais indicados para a gravidez.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Higiene do bebé

O momento da higiene do bebé é importante, e por vezes receado pelas jovens mamãs, acima de tudo nas primeiras semanas de vida do bebé. Ajudamos-te a descobrir o que deves ou não fazer para que a higiene do bebé seja doce, segura e um momento de partilha!

Em primeiro lugar: podes dar banho ao teu bebé mesmo que o cordão umbilical ainda não tenha caído.
Qual o melhor momento? Depende da tua organização. Geralmente, nas primeiras semanas o banho é dado de manhã. Mais tarde, é dado à noite.
Prepara cuidadosamente tudo o que precisares para o banho. Usa produtos especialmente indicados para bebés, pois a pele do teu bebé ainda é muito frágil.
Tem muito cuidado com os olhos do teu bebé. Passa em cada olho uma compressa embebida em soro fisiológico, nas pálpebras do lado interno ate ao lado externo. Uma compressa para cada olho.
Para o rosto podes simplesmente usar um algodão embebido com água especifica para bebé ou com uma toalhita.
Para limpar os ouvidinhos coloca a cabeça do bebé de lado. Limpa apenas a borda do ouvido com algodão seco enrolado. Não utilizes Nunca um cotonete para limpar os ouvidos bebé.
Não deixe o teu bebé muito tempo no banho, principalmente se tiver a pele seca.
Quanto ao cabelo, usa uma escova adaptada aos cabelos do teu bebé. se tiver algumas crostas no couro cabeludo, coloca um pouco de óleo de amêndoas doces.
Para o rabiote  utiliza toalhitas. Se tiver alguma vermelhidão utiliza um creme especifico (há imensos no mercados a preços acessíveis).
Só deverás limpar o nariz do teu bebé se for mesmo indispensável. Para o fazer usa a ponta de um algodão embebido em soro fisiológico e passa-o na entrada de cada narina, rodando-o delicadamente.
Nunca deixes o teu bebé sozinho em cima do fraldário ou da superfície que usas para o banho.
Para conclui, não te esqueças que a higiene do teu bebé proporciona momentos privilegiados entre mãe/pai e bebé, aproveita para falar com ele, cantar para ele, fazer-lhe festinhas...Irá com toda a certeza acalmá-lo.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Gravidez semana a semana - 9ª semana

9ª semana de gravidez: O que acontece com a mamã?

Inicias o teu 3º mês de gravidez e já deves sentir menos enjoos, náuseas e cansaço. pois os níveis de HCG estão a estabilizar progressivamente. Começas a sentir-te rapidamente sem sopro porque o teu ritmo cardíaco aumentou devido ao aumento do volume sanguíneo.

9ª semana de gravidez: O que acontece com o bebé?

O embrião mede cerca de 4cm e pesa 10g. A sua cabeça endireita-se e começam a notar-se traços de rosto humano. O lábio superior e a língua já se formaram, ele pode agora abrir e fechar a boca.

Não te esqueças:

De marcar a consulta para a primeira ecografia. esta deve ser feita entre a 10ª e 13ª semana. Esta permitirá completar o teu processo e confirmar a ausência de anomalias no embrião.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Gravidez semana a semana - 8ª semana

8ª semana de gravidez: o que acontece com a mamã?

O teu peito continua a crescer e pode estar dorido. As tuas veias tornam-se visíveis. Podes sentir algumas dores no fundo da barriga porque ao crescer o teu útero comprime os outros órgãos. Podes desmaiar devido à falta de cálcio ou a baixas de tensão.

8ª semana de gravidez: o que acontece com o bebé?

O feto transforma-se num embrião. Mede 3 cm e pesa 3 g. As bases do seu organismo estão construídas. Todos os órgãos estão construídos mas ainda não chegaram a maturidade. Um "rascunho dos dentes aparece e os olhos, sem pálpebras, aproximam-se e parecem mais grossos.

Não te esqueças:

Para aliviar as dores no peito hidrata-os bem com um bom creme hidratante para evitar estrias e compra um sutiã adequado.



quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Gravidez semana a semana - 7° semana

7° semana de gravidez : o que acontece com a mama?

Podes ter algum sangramento na data da menstruação, no entanto este não durará. Sentes algumas náuseas acompanhadas de vomitos que podem ocorrer durante todo o primeiro trimestre.

7° semana de gravidez : o que acontece com o bebé?

Mede 22 mm por 2 g. Ainda não o sentes mas o teu bebé mexe-se  pois  os seus nervos e músculos começam a funcionar. A cabeça está separada do corpo e é duas vezes maior do que o seu corpo. Os seus dedos das mãos já se distinguem. Os seus órgãos sexuais já estão formados mas ainda não se notam na ecografia.

As tuas consultas importantes:


Nao te esqueças da primeira consulta materna.  As analises sanguíneas permitir-te-ao saber se tens imunidade a certas doenças, tais como a rubéola e a toxoplasmose. De acordo com os resultados o teu médico obstetrícia dar-te-a indicações alimentares e de higiene.

Não te esqueças:

Não precisas de comer por dois. Tenta ter uma alimentação equilibrada, ou seja, ingerir cerca de 2500 calorias por dia ( 300 g de glúcidos, 80 g de lípidos e 90 g de proteínas vegetais e animais)


terça-feira, 2 de setembro de 2014

Gravidez semana a semana - 6ª semana

6ª semana de gravidez : o que acontece com a mamã?

O nível HCG (hormona presente durante a gravidez) está elevadíssimo, o que te pode causar desmaios. Podes também estar obstipada, ter má circulação sanguínea e salivar de forma excessiva. A auréola dos teus seios começa a ficar mais escura e a ficar mais larga.

6ª semana de garvidez : o que acontece com o bebé?

O teu bebé mede agora 10 a 15 mm e pesa 1,5g. A coluna começa a formar-se assim como o sistema nervoso, para estabelecer as primeiras conexões. Os órgãos distinguem-se uns dos outros e os braços e as pernas alongam-se.

 As tuas consultas importantes:

Está na hora da primeira consulta materna obrigatória. Esta permitir-te-á confirmar a tua gravidez e proceder a um check-up médico. ser-te-ão colocadas questões para estabelecer o teu processo acerca do teu estilo de vida (familiar, profissional) e para conhecer os teus antecedentes medicais.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Gravidez semana a semana - 5ª semana

5ª semana de gravidez: o que acontece com a mamã?


Inicias agora o teu 2º mês de gravidez. O cansaço e as náuseas estão sempre presentes e acompanham outros "males" da gravidez (constipação, ardor no estômago, pernas pesadas, sensibilidade no peito). Andas mais sensível do que o habitual, estás mais preocupada e pode acontecer que chores à mínima contrariedade.

5ª semana de gravidez: o que acontece com o bebé?

O teu bebé mede agora entre 5 a 7 mm. os seus órgãos começam a formar-se. já podemos distinguir o seu estômago e os dois hemisférios do cérebro. Os contornos do seu rosto definem-se (olhos, narinas, boca, língua, nariz). O paladar e o olfacto desenvolvem-se. O coração duplicou de volume, este bate rapidamente mas de forma regular. o ritmo cardíaco pode ser visto na ecografia.


As tuas consultas importantes:

Consulta um dentista pois no inicio da gravidez uma cárie mal tratada pode provocar um abcesso. Pensa também, em consultar um oftalmologista: as hormonas da gravidez mudam a acuidade visual.


www.drolesdemums.com

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Gravidez semana a semana - 4ª semana

O disco embrionário (conjunto de células resultante da fusão dos núcleos do óvulo e do espermatozóide) continua a desenvolver-se. Ao longo destas primeiras semanas as células do embrião vão-se especializando e diferenciando-se entre si para dar origem aos diferentes órgãos e tecidos do corpo.
As três camadas de células germinativas, a ectoderme (células que dão origem ao cérebro, sistema nervoso, pele e cabelo), a mesoderme (células que dão origem ao esqueleto, músculos, sistema circulatório e rins) e a endoderme (células que dão origem ao trato intestinal, pulmões e outros órgãos internos) começam a desenvolver-se e a distinguir-se umas das outras.
O seu corpo continua a criar todas as condições para o desenvolvimento do bebé desenvolvendo a placenta, a cavidade amniótica, o saco vitelino primitivo e o tampão mucoso. A produção de progesterona está no auge e, em conjunto com o estrogénio, estimula a mucosa uterina de modo a que esta forneça fluído nutritivo ao óvulo.



http://www.maemequer.pt/

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Gravidez semana a semana - 3ª semana

3ª semana de gravidez: o que acontece com a mamã?

A tua menstruação está atrasada. Se ainda não o fizeste, está na hora de fazer um teste de gravidez. O teu corpo está a passar por uma revolta hormonal que se pode manifestar através do cansaço e alguma irritabilidade. Podem até surgir as tuas primeiras náuseas matinais. Maravilhoso, não?

3ª semana de gravidez: o que acontece com o bebé?

O embrião está a desenvolver-se. O sistema nervoso, digestivo e respiratório estão a formar-se e os primeiros batimentos cardíacos fazem-se ouvir. O embrião cresce muito rápido. já mede 1,5 cm.

As tuas consultas importantes:

Marca consulta com o teu ginecologista e faz uma análise ao sangue para confirmar a tua gravidez. fala com o teu médico de família e informa-o se o teu grupo rhesus for negativo. Neste caso, deves sem falta dizer-lhe se já recebeste alguma transfusão sanguínea.

Não esquecer:

Está na hora de esquecer o álcool e o tabaco, demasiado perigosos para a saúde do bebé.

Para combater a fadiga:  Come alimentos ricos em ferro: carnes vermelhas, frutos secos e lacticínios. se tiveres oportunidade tenta dormir um pouco durante a tarde.


www.drolesdemums.com

Baby Spa

Vulneráveis, frágeis, e pequenos os bebés descobrem o mundo dia após dia. para que o seu crescimento seja harmonioso os bebés precisam de rotinas diárias, como a hora do sono, da alimentação e dos cuidados de higiene. estas rotinas oferecem aos bebés tranquilidade e um sentimento de segurança.
Sugerimos acrescentar uma pequena rotina à rotina diária de higiene: Massagens para o seu bebé.
Estas massagens irão proporcionar momentos de grande cumplicidade, estimular o desenvolvimento emocional e as capacidades de aprendizagem do bebé; promover o desenvolvimento equilibrado do sistema nervoso, contribuir para a diminuição dos níveis de stress do bebé; melhorar os padrões de sono (noites tranquilas) e ainda contribuir para o equilíbrio emocional.
As massagens podem ainda ajudar a aliviar cólicas e a obstipação, estimular o sistema circulatório e fortalecer o sistema imunitário.
Pode iniciar as massagens desde as primeiras semanas de vida do seu bebé (verificando se estas são apreciadas pelo bebé). Inicialmente é possível que o seu bebé manifeste algum desconforto. Se tal acontecer pare e tente repetir no dia seguinte.

Preparar o ambiente:

Para iniciar a massagem opte por um momento mais calmo. Antes de prepara o seu bebé para dormir é uma boa hora. O seu bebé tem que estar sempre bem acordado e desperto.
A temperatura da divisão deve ser agradável para o bebé e a luminosidade não pode ser muito forte.
Antes de iniciar a massagem tenha à mão o óleo, a toalha, fraldas limpas e roupa. O óleo deve ser específico para bebés (há a venda na farmácias).
As suas mão devem estar quentes, limpas, as unhas cortada e deve evitar usar objectos que magoam o bebé (relógios, jóias,...)

Massagem de amor:

Comece por colocar o bebé virado para si, em cima de uma toalha, da cama, no colchão muda fraldas ou no seu colo (quanto mais pequeno o bebé, maior a necessidade de se sentir perto da mãe ou do pai). O importante é que o seu bebé lhe veja sempre a cara.
Aplique o óleo nas suas mão e esfregue-as. Assim, o óleo fica quente antes do contacto com o bebé.
O contacto deve ser quente, suave mas firmes, com pressões estimulantes e envolventes.
A duração máxima da massagem é de 30 minutos (apenas se o bebé estiver receptivo e a apreciar).

  • Comece por massajar os ombros, suavemente, partindo do pescoço e descendo ao longo do braços, sem esquecer mãos e dedos.
  • Massaje as mãos com gestos suaves e circulares (na palma da mão). De seguida, estique suavemente cada um dos dedos.
  • De seguida, com a mão bem aberta massaje o peito e a barriga fazendo círculos no sentido dos ponteiros do relógio: coloque a mão no peito e desça suavemente, repita com a outra mão. Não se apoie, o peso da sua mão é suficiente.
  • Segure o pé do bebé com uma mão, e com a outra massaje desde a barriga da perna até à coxa e de seguida a anca.
  • Coloque o pé do bebé entre as suas mãos e massaje delicadamente desde os dedos até ao calcanhar. suba outra vez até aos dedos e massaje-os um a um, de seguida estique-os suavemente.
Nota: A pele do seu bebé deve estar sem irritações. Evite massajar o seu bebé se ele estiver doente, logo após biberão/ refeição.

Ref: Farmácias + saúde para o seu bem estar, nº209, Abril 2014, Farmácias Portuguesas, pp.10 e 12.


Com este texto esperamos ajudar-vos a criar momentos especiais e únicos com o seu bebé;)
Até já.


quinta-feira, 17 de julho de 2014

Gravidez semana a semana - 2ª semana

2ª semana de gravidez : o que acontece com a mamã?
Já notaste um atraso da tua menstruação, o que tem deixa na dúvida. Está na hora de fazer um teste de gravidez! Tem 99% de fiabilidade e está à venda nas farmácias. Não tens qualquer alteração exterior mas o teu corpo já se está a organizar.
2ª semana de gravidez : o que acontece com o bebé?
O ovo transforma-se num embrião. Dentro do útero, tem 0,2 cm. è constituído por 150 células e está divido em 3 camadas, conhecidas como discos embrionários. Estes irão permitir o desenvolvimento dos tecidos do ovo.
drolesdemums.com

terça-feira, 15 de julho de 2014

Gravidez semana a semana - 1ª Semana

1ª semana de gravidez: O que acontece com a mamã?
Finalmente, estás grávida mas ainda não o sabes!
Nenhuma alteração física à vista, a não ser (talvez) o aumento do volume das mamas devido às hormonas.
1ª semana de gravidez : O que acontece com o Bebé?
Algumas horas após a fecundação do óvulo pelo espermatozóide, o processo de divisão da célula ovo começou. No terceiro dia o ovo migra das trompas de falópio para o útero. No sétimo dia, o ovo implanta-se no útero iniciando-se assim a produção da hormona HCG: é a nidação. A membrana do ovo, (com espessura de aproxidamente 0,1 cm) será a futura placenta.
drolesdemums.com

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Palavras a evitar...

Texto da Activa de 27 de Junho de 2014.
'Não é preciso ter medo' ou 'se gostasses de mim não te portavas dessa maneira' são frases que diz sem pensar e à pressa? Mas o seu filho não as esquece. Nunca desvalorize o poder das palavras: elas podem ser a diferença entre uma criança alegre e confiante e um miúdo inseguro e infeliz.
Já quase toda a gente ouviu sair-lhe uma destas afirmações da boca sem estragos de maior, mas convém prevenir. Se podemos dizer coisas agradáveis às nossas crianças, para que havemos de estragar-lhes o dia com os exemplos que se seguem?
1 És mesmo idiota. Esta é óbvia. Serve mais para aliviar quem a diz do que para corrigir o que quer que seja. Apontar uma falta nunca ajudou ninguém a melhorar. Acha mesmo que a criança vai cair em si e dizer: 'A mãe tem razão, sou mesmo idiota, tenho de me emendar?' Não. Irá pensar: 'Ela tem razão, sou mesmo idiota, não há nada a fazer.' Resultado: uma criança progressivamente mais. pois, mais idiota. Mesmo que ele tenha tirado o dia para lhe infernizar o juízo, pense que não estão em pé de igualdade. Quem é o adulto? Há sempre uma razão por trás do mau comportamento, e sem perceber qual é ninguém consegue impedir que a coisa se repita. Por isso tente perceber o que se passa e aprenda a conversar civilizadamente em vez de deitar todo o 'vapor' cá para fora em forma de insultos.
2 O teu irmão é que se porta bem. Tal como no exemplo acima, não ajuda ninguém a tornar-se melhor, só causa ressentimentos entre irmãos. Além de ser injusto para o 'irmão mau', também e nisto nunca ninguém repara é injusto para o 'irmão bom'. Irmãos são pessoas diferentes, com reacções diferentes, por muito que venham dos mesmos pais e tenham a mesma educação. Portanto, reconheça e aceite diferenças sem fazer comparações.
3 Não dói nada. Diz-se geralmente antes de a temida agulha da enfermeira avançar para o braço da 'vítima', para impedir que a 'vítima' fuja pela janela, se desfaça em gemidos ou atire a enfermeira à parede com um movimento bem aplicado. Pode resultar da primeira vez, enquanto a 'vítima' ainda confia em si, mas, se lhe doer, acabou-se. Nunca mais irá confiar. Não lhe diga que não dói quando é mentira. Explique que pode doer um bocadinho mas que passa depressa e que depois vão passear os dois e comer um gelado.
4 Não é preciso ter medo. Claro que é preciso ter medo. É preciso ter medo do escuro, medo do lobo mau, medo de ficar sem os pais, para aprendermos que podemos sobreviver e controlar as nossas emoções, mesmo que nos pareçam assustadoras. É mais fácil negar, mas isso não faz com que o medo desapareça, pelo contrário: só faz com que fique trancado no escuro com uma criança aterrorizada com vergonha do que sente e sem saber resolvê-lo. Claro que a nós um cortinado a balouçar ao vento ou um móvel que estala não nos fazem tremer, mas os mais pequenos ainda não têm capacidade para lidar com esses fantasmas. O importante é ter boa memória: lembra-se das sombras que a deixavam aterrorizada no corredor da avó? Pense que a sua criança pode ter medos idênticos. Dê-lhe colo e tente conversar. Se ela ainda não souber pôr tudo em palavras, fique-se pelo colo. Já não é pouco.
5 Se gostasses de mim, não te portavas dessa maneira. Já ouviu falar em chantagem emocional? Pois está mesmo em frente dela. Uma pessoa não pode portar-se de certa maneira para agradar aos outros, mas porque percebe que é a melhor maneira de se comportar. Isto não lhe ensina nada sobre o mundo, só faz com que ele se sinta culpado porque pensa que a felicidade da mãe depende dele.
6 A sopa não fica aí. Obrigar a comer não é só uma inutilidade: é um perigo. Enfiar comida na boca das crias é um instinto pré-histórico de que temos dificuldade em libertar-nos, mas raciocine: nenhuma criança saudável com comida para comer alguma vez morreu de fome. Não se ganha nada em forçá-lo a comer se não lhe apetecer: só uma cena de faca e alguidar e uma relação difícil com a comida. Não lhe apetece mais ao almoço? Come melhor ao jantar. Qual é o drama? Afinal, todos nós temos dias em que temos menos apetite, e as crianças passam por muitas fases naturais de oscilação de fome: há alturas em que comem tudo o que lhes passa pela frente e outras em que passam dias a depenicar. Se ele não tem fome, não o obrigue a comer e não faça comentários: tire-lhe o prato e pronto. Claro que, se não tem fome para o almoço, também não passa a tarde a comer bolachas.
7 Não tens idade para perceber. Toda a gente tem idade para perceber tudo, desde que se explique bem explicadinho. Claro que às vezes pode não ser preciso ir lá com todos os pormenores mais sádicos; uma explicação simples basta. Quando não têm as respostas de que precisam, as crianças podem sentir-se postas de lado e excluídas da família, ou podem imaginar coisas ainda mais terríveis do que a realidade, ou ter ainda mais medo de qualquer coisa demasiado terrível para se falar. Mas quem tem idade para fazer uma pergunta também tem idade para ouvir uma resposta. Que a gente não a saiba, ou não a queira dar, já é outra história muito diferente.
8 Já não gosto de ti. Porque é que temos de tornar tudo numa acusação pessoal? O que está errado é o comportamento, não a criança em si, e é isso que ela tem de perceber: que os pais vão sempre gostar dele, faça ele o que fizer. Mas que, enfim, como o resto do mundo não é mãe dele, ele tem de aprender a portar-se de maneira mais civilizada.
9 Tu cais! Frase pronunciada pelo menos 10 vezes por dia por 90% dos pais portugueses. Já é quase uma imagem de marca, como as sardinhas e o galo de Barcelos; sai-nos da boca à velocidade da luz, mesmo quando jurámos nunca mais a pronunciar. Admira como este povo, a ouvir 'tu cais!' desde os dois dias, chegou ao Brasil, mas se calhar as mãezinhas dos descobridores não lhes diziam isto. Ainda por cima, geralmente não funciona como um aviso, funciona como uma profecia. 'Ó João! Tu cais!' e trás! Se a coisa é mesmo perigosa, não o deixe fazê-la e está o assunto arrumado. Se o risco é só de cair e arranhar um joelho, deixe-o correr. É a arranhar os joelhos que se descobre o mundo. E que se descobre que às vezes temos mesmo de cair. Ah, e claro que os igualmente clássicos 'eu bem te disse!' ou 'eu avisei-te' depois do caldo entornado também não são grande ajuda. Quer dizer, se o desgraçado já está no chão, física ou metaforicamente falando, já não adianta bater mais, pois não?
10 Vai lá fazer a cama do teu irmão. É tão machista que nem tem explicação. E porque é que não há-de ser o irmão a fazer a cama da irmã? Se queremos contribuir para a igualdade dos sexos, temos de começar na nossa própria casa, e com coisas aparentemente tão insignificantes como esta.
11 Isso é coisa de menina. Ou: 'Os rapazes não brincam com bonecas.' É mais comum que os rapazes tenham brincadeiras 'de rapaz', mas cada vez mais se vêem rapazes a empurrar carrinhos de bonecas, por exemplo. Os rapazes têm muito a aprender com brincadeiras 'de rapariga', e vice-versa. Aliás, não é ilógico que lhes ralhemos quando brincam com bonecas e depois lhes exijamos que sejam excelentes pais e saibam mudar fraldas?
12 Que é que fizeste hoje? Não parece ofensiva por aí além. Pelo contrário, até soa a pai ou mãe a tentar simpaticamente fazer conversa com a sua criança depois da escola. Problema: 99% dos miúdos não respondem. Ou a pergunta é, simplesmente, demasiado vaga (por onde começar a responder?) ou então acham que os pais se estão a meter onde não são chamados e que o que eles fizeram hoje só a eles diz respeito. O que se percebe: a vida das crianças já é tão ordenada, regulada, posta e disposta por outros que não é de admirar que queiram preservar só para eles aquele bocadinho do dia que os pais não conhecem. Veja-o como um sinal de maturidade da sua criança: ela está a aprender que é uma pessoa separada de si, e isso implica perceber que lhe pode esconder coisas. Isso também implica que exerça esse direito, pelo menos até se habituar a ele. Solução: substitua a invasão por troca. Espere por uma ocasião mais descontraída e conte-lhe um bocadinho do seu dia. Vai ver como ele devolve e conta um bocadinho do dia dele.
OLHE O TOM!
Às vezes, mais do que o que se diz, é o tom com que se diz. Muitas vezes o humor pode ajudar a resolver uma situação, mas, cuidado, não confunda humor com sarcasmo. Humor é dizer qualquer coisa como: 'Olha, parece que os teus sapatos têm corda e andam sozinhos' e não ofende a criança. Sarcasmo é: 'Isso, meu filho. Continua a correr assim, continua, que vais bem!' Humor é feito com a criança, sarcasmo à custa dela, e os mais pequenos percebem isso muito bem. Escusado será dizer que não se critica uma criança em público. Geralmente, quando estamos mais cansados, as nossas frustrações vêm todas ao de cima, entre as quais as que têm a ver com as crianças. Gostávamos que elas fossem mais altas, mais giras, mais desembaraçadas, menos patetas, e tudo isso nos sai em momentos de neura. Mas é possível aprender a conhecer-se e a prever esses momentos. É possível construir um 'sismógrafo' particular, um detector de neuras, e accionar, quando preciso, os mecanismos de defesa: vá apanhar ar à rua, coma um bombom (só um, olhe os quilos!), tome um banho quente, telefone a uma amiga.
TRÊS COISAS QUE DEVEMOS DIZER-LHES
És tão giro, tão esperto e tão boa pessoa. aquilo a que certos psicólogos chamam 'hipnotizar da maneira certa': se o disser,a criança vai começar a acreditar que verdade.Ao contrario do que se pensa,elogiar não 'estraga' as crianças. O que estraga elogiar sem razão (dizer-lhe que lindíssima quando,enfim, no a cara da Cláudia Schiffer) e não impor limites é quando preciso. Além disso, as pessoas sobrevalorizam certas coisas, como as boas notas e o visual, e ligam pouco a dotes importantes,como um bom coração ou a vontade de ajudar os outros.
Gosto muito de ti. Pode parecer lamechas e além disso pensamos que é óbvio que ele sabe que os pais gostam dele. Até pode ser,mas sempre bom ouvir.Dizemos muitas vezes que os homens não mostram os seus sentimentos e nunca dizem 'amo-te', mas nós também pouco o dizemos aos nossos filhos...Mesmo quando eles reviram os olhos,no fundo gostam de ouvir.
Vamos passear? De vez em quando, deixe a louça por lavar e a casa desarrumada e vá apanhar ar com a sua criança. Claro que não podemos viver no caos,mas quando morrermos não é a casa arrumada que vamos recordar com mais ternura...

segunda-feira, 7 de julho de 2014

O tempo de espera e a sua utilidade.

Durante a gravidez o tempo parece estagnar...
Seguem-se uns sentimentos de ansiedade e receio que nos fazem andar às voltas. Porém, este tempo além de ser essencial para os pais se preparem à nova tarefa que se avizinha, também é essencial para preparar a chegada do bebé.
Hoje ao passear por crescer.sapo.pt encontramos um fantástico artigo sobre quais os critérios as ter em conta na compra de um carrinho para bebé e tudo o que isso implica. 
Segue em baixo o link do artigo, recomendamos que o leia só por via das dúvidas;)

http://crescer.sapo.pt/bebe/saude-e-seguranca/carrinhos-de-bebe

Até já.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Primeiro dia de vida

A gravidez é um momento único e maravilhoso na vida dos pais. São 9 meses de expectativa, 9 meses de ansiedade, 9 meses de alegria, 9 meses de preparação...
Porém, serão 9 meses suficientes para estarmos preparados para o que aí vem?
Não.
É chato mas é verdade... A partir do momento em que o bebé nasce, os pais (e o bebé) entram num processo constante de aprendizagem. Os pais aprendem no dia a dia como cuidar da melhor forma do bebé, aprendem a entender as suas necessidades, aprendem a colocar-se em segundo plano, entre outro milhão de coisas. O bebé, inicialmente, aprende o que é estar fora do conforto que teve durante 9 meses.
Pois bem, no outro dia lemos um artigo muito interessante aqui: http://paisefilhos.com.br/nosso-bebe/24-horas-de-descobertas onde os recém papás irão perceber um pouco melhor o que acontece durante as primeiras 24 horas de vida do seu bebé.
Até já


segunda-feira, 26 de maio de 2014

Início


A primeira infância é uma etapa fundamental para o desenvolvimento da criança. É nela que a criança constrói as bases do seu futuro, os alicerces da sua personalidade e tem os primeiros contactos com o mundo exterior, com a sociedade. 
A primeira infância é uma etapa fundamental na vida de qualquer pessoa. É durante a mesma que construímos o futuro ser social que seremos, é nela que aprendemos a ser autónomos, responsáveis e livres. Assim, esperamos poder ajudar-vos nesta fase tão importante da vida dos pequeninos que nos alegram a vida.
Até já.