Muitos bebés chupam o dedo ou têm uma chupeta. Eles gostam delas porque com elas ficam mais calmas, mais ainda na hora de adormecer. Mas o que escolher entre a chupeta ou chuchar o dedo? Qual a opinião dos médicos? Nós ajudamos-te.
 |
http://curiosaidade.pt/wp-content/uploads/2015/04/bebe-a-chuchar-no-dedo.jpg |
Uma necessidade de sucção mais ou menos desenvolvida
Muitos bebés já chucham o dedo quando estão na barriga da mãe. Deixam de o fazer ao nascimento mas retomam esse hábito,muitas vezes, entre os 2-3 meses (às vezes mais cedo). Trata-se de um gesto completamente natural. Alguns bebés têm uma grande necessidade de sucção. Se já lhe deste uma chupeta, já deve estar habituado a ela, logo não irá chuchar o dedo.
Seja chupeta ou dedo, a sucção permite ao bebé sentir prazer, apaziguar-se e muitas vezes adormecer mais facilmente.
Chupeta ou dedo? Opinião Médica
Os dentistas recomendam mais a chupeta do que o dedo. Segundo os mesmos, a chupeta não altera muito o palato. Mas seja dedo ou chupeta as alterações vão depender do tempo durante o qual a criança irá usar chupeta ou chuchar o dedo.
Outro argumento a favor da chupeta, é mais fácil retirar a chupeta do que impedir a criança de chuchar dedo.
Mas um bebé que chucha no dedo é livre de o fazer quando precisa de sossegar, adormecer, entre outros. Ele é capaz de levar o dedo à boca sozinho. Para os bebés que usam chupeta, muitas vezes o pais têm que se levantar durante a noite para a colocar na boca do bebé.
A chupeta deve ser limpa e mudada várias vezes porque é um verdadeiro ninho de micróbios!